terça-feira, 3 de março de 2009

O Homem Integral

Na sequência da mensagem psicografada, colocada aqui, decidi analisar o que nos diz a Doutrina Espírita sobre a constituição do homem visto como um todo ou, dito doutro modo, o Homem integral. Já dizia Kardec que "mais vale rejeitar dez verdades do que aceitar uma só mentira", e isto, independentemente do nome, mais ou menos respeitável, que assina as mensagens.

Diz-nos O Livro dos Espíritos que o ser humano é constituído por:

1. O corpo material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;

2. A alma ou ser imaterial, espírito encarnado no corpo (o princípio inteligente do Universo);

3. O laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a alma e o corpo. Esse laço é o cordão fluídico ou Perispírito que liga a alma ao corpo.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS, item VI da Introdução, pág.23

O Corpo Material


O corpo serve de envoltório da alma ou espírito em cada uma das reencarnações para que a alma possa realizar o seu aprendizado, afim de evoluir.

O corpo pode existir sem a alma, já que antes do nascimento essa união ainda não é definitiva. Depois dessa união se ter estabelecido e, quando cessa a vida orgânica, a alma abandona o corpo. Daí resulta que o nosso corpo sem alma, seria uma massa de carne carecendo de inteligência, ou seja, tudo menos um homem.
(L.E. Parte 2ª. Cap.II, pág.105)

Natureza do Perispírito

Perispírito: Substância fluídica que envolve o Espírito, assaz vaporosa o que lhe permite elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.
(L.E. 2ª Parte, Cap. I, pág.85).

Essa substância tem forma determinada de acordo com a vontade do espírito e pode ser perceptível, quer em sonhos, quer no estado de vigília.
Os Espíritos formam os seus perispíritos a partir do fluido cósmico universal do mundo em que se encontram, por isso não são idênticos em todos os mundos. Quando os espíritos vêm ao nosso mundo tomam um perispírito mais grosseiro. Passando de um mundo para outro, mudam de envoltório, como o homem que muda de roupa. (L.E. pág. 85/86)

Há mundos onde o Espírito, deixando de revestir corpos materiais só possui como envoltório o perispírito e este é tão etéreo que para nós é como se não existisse (esse é o estado dos espíritos puros).
(L.E. parte 2, cap. IV, pág.127)

Conclusão: Quanto mais evoluído é o Espírito, mais etéreo é o perispírito.


Acção do Espírito sobre o Corpo e Vice-Versa


Na Codificação encontramos a explicação de que o Perispírito está ligado ao corpo célula a célula, molécula a molécula.
A vontade de realizar emana do Espírito, que quer e expressa esse desejo.
Essa vontade é direccionada ao Perispírito, órgão sensitivo do Espírito, corpo fluídico que o envolve e que é o intermediário das suas manifestações, agindo no duplo sentido: de dentro para fora, ou seja, do Espírito para o exterior, e vice-versa. A acção é realizada pelo corpo físico.

"O Perispírito recebe, pelo sistema nervoso sensitivo, todas as impressões do corpo e como um espelho reflete-as para o Espírito, que toma conhecimento delas. Então, o Espírito imprime no Perispírito suas volições (o que o Espírito quer), que são transmitidas ao corpo pelos nervos motores".
Bezerra de Menezes "A Loucura sob Novo Prisma", página 108

"O Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa".
Allan Kardec, Obras Póstumas, 1a. Parte.


Então, podemos concluir que quanto mais evoluída é a Alma, mais elevados são os pensamentos que emite, dirigidos a um perispírito de constituição sensível e purificada, que influencia um corpo sadio.

Daí que seja absolutamente correcta a afirmação da mensagem psicografada, recebida no grupo familiar”Amigo Amén”:

“Manter o equilíbrio entre estas três energias aporta-nos a saúde física e mental.”
Lao-Tse

Sem comentários:

Enviar um comentário