quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Mito do corpo e a consequente frustração




Meditando em Narciso e na sua auto-contemplação, levada ao extremo e à consequente aniquilação do ser, constatamos que nos tempos actuais a maioria da sociedade se dedica ao cultivo do corpo quer no tocante à exacerbação da beleza física, quer no contínuo tratamento de temas relacionados com a sexualidade e seus desvios, entrando demasiadas vezes por caminhos onde campeiam as perversões de todo o tipo.
Deste modo, carentes de valores familiares e duma sólida estrutura da personalidade, muitos seres humanos passam a vida em busca desenfreada duma felicidade frágil que parece escapar-lhes constantemente das mãos.
Apesar de nunca reflectirem sobre a vida, as razões da existência e o seu fatal término, após o normal processo de envelhecimento celular, com o desfazer das ilusões que construíram, enquanto plenos de energias que desperdiçaram, mais tarde ou mais cedo terão de enfrentar esse acontecimento, comum a todos os seres vivos.

Sem o corpo material, fruto de todas as suas preocupações, enquanto vivos, despertam no Mundo Espiritual, mais confusos do que partiram e vazios de verdadeiras aquisições emocionais que lhes sirvam de suporte a uma vida totalmente nova e desconhecida.

Desnorteados, sofrem ainda com a necessidade de manutenção das dependências a que se dedicaram, quer sejam no domínio da sexualidade, das drogas, da vaidade e da auto-adulação, ou da ambição desmedida.

Só o tempo, a ajuda dos trabalhadores da espiritualidade e a benção duma nova reencarnação poderão contribuir para novas oportunidades de reajuste do psiquismo e da conquista de novos valores para o espírito, pela superação das provas e expiações que todos enfrentamos ao longo da vida no corpo físico.

Nesta sociedade em que vivemos, todos somos em maior ou menor grau como Narciso, orgulhosos do nosso ego, doentes a necessitarmos de médico e do remédio certo para as doenças da Alma. Resta-nos identificá-las e tentar curá-las ou, pelo menos aliviar esse sofrimento, buscando em Jesus, o Médico Maior, o auxílio necessário.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo existe uma bela passagem em que Jesus e os seus discípulos ceiam com publicanos e pecadores.
Em dado momento um fariseu presente questiona Jesus sobre esse facto. E Este lhe responde: Os sãos não precisam de médicos, mas sim os doentes.
Lembremos que os publicanos eram uma espécie de fiscais, nomeados pelos romanos para a cobrança de impostos, pelo que eram odiados pela população. Os pecadores eram considerados todos aqueles que não cumpriam com os deveres e preceitos impostos pelos fariseus, estes últimos fanáticos religiosos, cultivando o formalismo dos rituais, em vez de respeitarem e de fazerem respeitar os valores recebidos de Moisés e dos Dez Mandamentos.
Se a maioria dos publicanos e pecadores preferiam gozar de todas as regalias que lhes traziam o conforto material e os abusos de toda a ordem, pessoas havia dentre eles que tinham curiosidade em escutar o Mestre e em beber-lhe os ensinamentos, embora as suas vidas não se pautassem pela virtude.
É a esses que Jesus chama de doentes, à procura da cura espiritual. Todos nós, em resumo.

2 comentários:

  1. O homem tem muito ainda por aprender.

    Beijos de bom final de semana para você junto aos seus.

    Muito linda postagem.

    Ro!

    ResponderEliminar
  2. Oi,Rô
    Que bom que você já está bem e activa!

    Claro que ainda temos muito a aprender: afinal nem as palavras de Jesus ainda compreendemos. Por isso vivemos neste planeta de provas e expiações.

    Um abraço
    Joana

    ResponderEliminar