segunda-feira, 28 de julho de 2008

O Orgulho

Um dia, no decurso dum trabalho que vinha sendo desenvolvido pela espiritualidade e que durou alguns meses, recebemos em reunião um espírito que, embora sofrendo muito, recusava qualquer ajuda, pois isso seria um sinal de fraqueza da sua parte, atitude inconcebível para ele, durante o tempo que viveu na terra. Em nada acreditava e foi o NADA que encontrou no mundo espiritual. Mas, ao contrário das suas convicções terrenas, o seu ser não se anulou, passando a sentir dentro de si mesmo uma incompreensível angústia.

Nada via ao seu redor, mas ouvia perfeitamente as vozes que o perseguiam e atormentavam, sem ter qualquer percepção do que lhe acontecia ou de onde se encontrava: “Só me incomodam algumas vozes que oiço aqui no escuro a chamarem-me nomes e que não param. Uma série de idiotas! Nem os vejo…”
Lembrei-me de uma frase de Jesus: “Há muitas moradas na casa de meu Pai” e de que a cada um será dado segundo houver pedido e senti uma enorme compaixão por este amigo que, porque tudo recusava, não conseguia alargar a sua visão espiritual, observando a preciosa ajuda que lhe estava a ser prestada pelos apóstolos da caridade que o traziam à reunião ”senti-me puxado”.
Só via escuro, “porque não existe mais nada”. Revela nesta frase a consciência da sua morte física e, mais à frente, quando acrescenta “A gente arranja sempre inimigos quando manda…não mando agora porque não posso…”.

E mais tristeza sentimos, ao perceber que este amigo não mostrava qualquer arrependimento pela forma como agira durante a sua viagem terrena, pois esse factor condicionaria o tempo do seu amargo sofrimento, até que o orgulho e a revolta pela condição em que se encontrava, o abandonassem de vez: “ Eu quero-me ir embora, porque não estou nada, nada, nada arrependido daquilo que fiz e não sei como vim aqui parar, nem estou interessado nas vossas palavras. Eu fiz aquilo que tinha a fazer." (refere-se aqui, à severidade com que tratava quem para ele trabalhava).

Tivesse este espírito a humildade suficiente para reconhecer que se enganara e de que um poder maior comanda todo o universo e a sua condição espiritual poderia ser outra bem diferente. Razão têm aqueles que nos alertam de que o Orgulho é a maior causa de queda do Homem!
386…— Qual é bem a origem da imperfeição das leis humanas?
R: «O egoísmo e o orgulho…” O Livro dos Espíritos”

«Dizendo que o reino dos céus é dos simples, quis Jesus significar que a ninguém é
concedida entrada nesse reino, sem a simplicidade de coração e humildade de espírito; que o ignorante possuidor dessas qualidades será preferido ao sábio que mais crê em si do que em Deus. Em todas as circunstâncias, Jesus põe a humildade na categoria das virtudes que aproximam de Deus e o orgulho entre os vícios que dele afastam a criatura…p.134 "O Evangelho Segundo o Espiritismo"

Não podemos convencer ninguém de que a vida continua, mas são pouco sábias as vidas vividas apenas centradas na conquista dos bens materiais, já que estes constituem o único valor a adquirir e a sua perda uma grande aflição, tornando-se qualquer contrariedade num mal maior que conduz muitos ao desespero continuado sem enxergarem saída para a vaidade e o orgulho feridos, transformando a sua curta existência num tormento para si próprios e para os que lhe são próximos.
E o pior e, mais digno de lástima, é que esse sofrimento se prolonga para além desta breve passagem que é a vida de cada um de nós.
Deixamos para reflexão as palavras do amigo condutor da reunião:
Comunicação: (dirigindo-se ao doutrinador)
"Obrigada, meu irmão por essas palavras, cujas vibrações atingiram, podeis ter a certeza, o coração deste nosso amigo que, por caridade, não lhe pronunciaremos o nome, assaz conhecido neste mundo terreno. Será conduzido mais vezes a esta bendita casa, onde receberá o auxílio que for capaz de receber. Foi hoje trazido aqui um amigo ainda muito endividado e muito mas muito orgulhoso de actos menos correctos praticados. Reparai como recusa a Deus, como não ousa que pronunciem o nome de Jesus na sua frente. Muito ainda terá de percorrer este nosso amigo até que o arrependimento atinja sua alma através do sofrimento, sofrimento esse que ele também recusa. Não que não o sinta, que sofre terrivelmente sem o descanso, sem o benefício de qualquer pausa, ou de qualquer alívio, mas apenas porque seria rebaixar-se reconhecer que sofre.
Obrigado, mais uma vez, pelas vossas preces. Não esqueçais este amigo, orai por ele. Quando a Luz e o Amor divinos o tocarem, essas preces ser-lhe-ão de imenso auxílio e lembrai-vos todos que é o ORGULHO o defeito que a todos nós nos faz cair, que nos impede, oh quantas vezes, de avançar mais rapidamente em direcção da Luz. Todos temos motivos de vaidade, todos temos amor-próprio que, quando levado ao exagero, rapidamente nos perde. É a HUMILDADE a qualidade mais apreciada, pois é essa a atitude que podemos ter perante o Criador exercida no bem ao próximo.
Que a Paz do Senhor reine neste recinto e abençoe todos os que aqui se encontram em auxílio dos mais carenciados."
9 /04 /05
Manuel
Grupo "Amigo Amén"
Santa Maria

2 comentários:

  1. Olá minha querida!

    Venho pedeir que ores por mim.
    Vou fazer uma micro cirurgia no meu joelho direito.
    Será na quinta dia 31/07 pela manhã.
    Seu texto de hoje estou a levar comigo, tomei a liberdade. Obrigada.
    Beijos e que Deus te abençoe!

    ResponderEliminar
  2. Mas claro que sim, Rô. Vamos orar por si, porque o pensamento colectivo, unido num mesmo objectivo de auxílio atinge mais depressa os céus.

    Tudo vai correr bem, vai ver.
    Um grande beijo

    Joana

    ResponderEliminar