domingo, 1 de julho de 2007

Responsabilidade

Recebi há tempos mais uma mensagem do grupo espírita “Amigo Amén” e só agora me lembrei dela. Aqui a deixo para reflexão.
Parece-nos que esta mensagem se podia dividir em duas, pois aborda na primeira parte um problema de ordem diversa, embora interligado: o daqueles que, sendo bons profissionais, bons amigos e até bons trabalhadores, inclusive na seara Espírita, emocionando com as suas obras e palavras aqueles que se lhes acercam, esquecem, no entanto, as suas responsabilidades nos lares, deixando que os filhos enveredem por maus caminhos, sem lhes concederem a atenção devida, a sua experiência e a sua orientação amorosa e de qualidade. Se não temos tempo para os nossos, como podemos ser exemplo para os outros?
Mais uma vez somos levados a reflectir que toda a transformação se tem de fazer de dentro para fora, no nosso interior, espelhando-se essa mudança nos nossos lares, no ambiente onde somos chamados a exercer as nossas tarefas.

Quanto à 2ª parte tem de facto a ver com a responsabilidade dos governantes, daqueles que influenciam directamente os destinos da humanidade, pelo poder que detêm. Sorri ao lembrar-me de alguns em concreto, a acordarem em sobressalto. Bem falta lhes faz meditar nas consequências futuras das atitudes persecutórias, levianas e nada humanistas que tomam…um dia responderão por elas, não porque Deus castigue, mas porque toda a causa tem um efeito.
Fiquemos com as explicações do amigo Manuel, seguida da mensagem:

"Na noite de 08 para 09 de Abril de 2007 manifestou-se, através da psicofonia da médium, em nosso grupo mediúnico, um Espírito amigo perante uma assembleia de encarnados, em desprendimento no sono nocturno, como pudemos perceber ao longo da mensagem. O conteúdo desta representa um sério aviso para todos nós, mas muito em particular para os que, ocupando cargos de direcção nos planos social e político, não estão cumprindo devidamente as responsabilidades assumidas antes de reencarnar.

Os primeiros segundos da mensagem não puderam ser captados na gravação."

Manuel
Núcleo Espírita Familiar ‘Amigo Amén’
Santa Maria


Transcrevemos, de seguida, a comunicação.

“ ... momento fraterno à consecução dos objectivos anteriormente definidos. Encontrai-vos hoje aqui reunidos para recordar as vossas responsabilidades: de cada um em particular e de todos, em geral. Responsabilidades assumidas perante Deus. Responsabilidades devidas perante vossa consciência. Estais hoje no Planeta incumbidos de lhe transmutar o desvario.

Que fizestes de vossas directivas, de vossas belas intenções, de vossas promessas tantas vezes repetidas?! Que fazeis de vossa famílias? Que praticais em vossos lares? Que fizestes de vossos filhos?!

Formamos uma família universal. Temos, todavia, que iniciá-la dentro de nós para a podermos estender àqueles a quem foi dado connosco conviver. Dai-lhes atenção. Orientai-os no caminho para que se não percam nos lamaçais de desorientação. Para que não caiam na prisão, no roubo, no assassínio de seus irmãos. Formai homens de bem meus irmãos e recolhereis em centuplicado tudo o que semeardes em vossos lares.

Parti daí tentando sempre o melhoramento interior, o conhecimento total de vossos seres, de vossas imperfeições, de vossos talentos a aplicar. Parti daí, meus irmãos, para fora de vossos lares com a consciência tranquila da tarefa cumprida. A principal tarefa começa dentro de nós, junto dos mais próximos, para que depois, homens de exemplo, possamos viajar para fora, levando atrás de nós todo um caminho bem percorrido e que nos servirá de apoio na caminhada exterior.

Chegou o momento, meus irmãos, de não hesitardes, de escolherdes para onde quereis ir. Meditai profundamente nas vossas escolhas, porque cada uma delas trará consequências futuras. As boas, mas também as menos boas. Conheceis já desde há muito o sofrimento que elas provocam quando são erradas, quando atingem vosso semelhante, agredindo-vos a vós próprios muito mais.

Recordai. Olhai para dentro do vosso ser. Perscrutai vossa alma e obtereis a resposta. Estão-vos a ser projectados neste momento quadros bem exemplificativos de vossas vivências, da vossa longa caminhada, das vossas quedas. Não com qualquer objectivo de humilhação! Apenas para que possais recordar e gravar em vosso íntimo, após o sono nocturno, estes quadros que iluminarão as vossas mentes, que vos sacudirão da inércia a que vos entregastes, que vos libertarão da irresponsabilidade assumida, do encolher de ombros que não mais será permitido nos tempos que se avizinham.

Quando reencarnastes, meus irmãos, sabíeis ao que íeis. Sabíeis do difícil que tínheis escolhido. Cada um de vós é responsável. Nenhum dentre vós poderá dizer no regresso que desconhecia a tarefa. Então, cada qual nos seus postos, do mais humilde ao mais projectado socialmente, o que exige ainda maior responsabilidade, porque sois muitos de vós aqui presentes condutores deste planeta. Escutai bem e gravai estas palavras: sois responsáveis pelas vossas próprias escolhas; as anteriores, as que tomastes antes do reencarne e aquelas que estais fazendo na Terra. Nenhum de vós se atreverá a dizer: falhei porque desconhecia. Esta noite ficará gravada em vossas mentes, será traduzida pelo sonho ao acordar. Estremecereis em vossos leitos, pela madrugada. Suareis. Tremereis. Mas recordareis.

Que a Paz fique com todos vós meus amigos, meus irmãos.
Que Jesus, condutor deste planeta, vos possa orientar os passos se lho pedirdes com fé, com esperança e com humildade.
Que Deus vos proteja a todos, meus irmãos.”

Um Espírito Amigo

Sem comentários:

Enviar um comentário