quarta-feira, 11 de julho de 2007

A Religião na visão espírita

Bento XVI atrasa espírito ecuménico ao afirmar que a religião Católica é a única verdadeira!!!
Estarão então condenados eternamente ao Inferno postulado pela Igreja todos os budistas, protestantes, judeus, evangélicos, islamitas, e …e…e…tantos e tantos que não se revêem no Catolicismo???
Que triste notícia para todos os católicos convictos da fé que professam e que compreendem a mensagem do Cristo, interiorizada há muito nos seus corações, vendo a sua igreja distanciar-se cada vez mais de Jesus que a todos chamava, através da Palavra e do Exemplo!!! Foi há mais de 2000 anos?!
Sabe-se lá porquê, continua a Igreja Católica a arvorar-se na única defensora da mensagem do Cristianismo, não necessitando de inimigos que lhe combatam os postulados, pois os seus maiores perseguidores dirigem-lhe o destino e conduzem-na a um fracasso seguro, num século em que o Homem anseia no mais íntimo do seu ser o encontro com a espiritualidade e a mudança para melhor duma sociedade que respeite os valores da fraternidade, do respeito pelo outro e pela diferença que conduzam a consensos planetários, alterando os padrões vibratórios da Terra tão sofrida pelas guerras constantes e seculares nela travadas, muitas delas por motivos de cariz religioso.
Não pediu João Paulo II PUBLICAMENTE DESCULPAS EM NOME DA IGREJA, responsável por milhares de mortes e perseguições na época da Inquisição, em que também era a única defensora da Verdade???
Os que a ela não juravam obedecer, eram obrigados a abandonar Portugal ou condenados às célebres fogueiras em nome de Deus!!! Com isso outros países mais liberais em matéria de fé religiosa, como a Holanda, só beneficiaram em termos de desenvolvimento intelectual e científico, recebendo de bom grado todos os que neles se refugiaram.
Não estão estes dados devidamente registados em todo o espaço europeu, tendo sido objecto de estudos históricos exaustivos e pormenorizados da Idade Média?! Não representa esta fase da história da humanidade uma lição para todos nós do que não queremos ver repetido em termos de obscurantismo do pensamento e sectarismo religioso?!
Não condenamos unanimemente todos os fanatismos e fundamentalismos que se perfilam na actualidade?
Não deve a Igreja Católica destacar-se pela diferença de atitudes, apelando ao diálogo e ao convívio das várias profissões de fé, universalizando o conceito do Amor e da tolerância, objectivando o progresso do Homem?! Não é essa a mensagem de Jesus?!

Não sendo o Espiritismo uma religião, mas sim uma doutrina cientifico-filosófica que estuda os problemas do ser, do destino e da dor, explicando as razões da necessidade de transformação moral do homem, pelas leis da reencarnação e pela lei de causa e efeito, tendo Jesus como Mestre Maior e os espíritos que desde Kardec reafirmam e nos explicam os seus ensinamentos, não podemos deixar de lamentar estas notícias que vêm chegando ao conhecimento público, rejeitadas, tenho a certeza por todos os cristãos, sejam eles católicos ou não.

Se Jesus nos disse que não devemos julgar para não sermos julgados, temos como espíritas o dever de não confundir denúncia do erro, com tolerância ou passividade perante esse mesmo erro. Não se trata de apontar o dedo, mas se a doutrina espírita nos aumenta o conhecimento, através do raciocínio e da lógica, também nos implica directamente na assumpção da nossa responsabilidade como seres actuantes em sociedade.

Os tempos conturbados em que vivemos convocam à união de cada um para a mudança colectiva e ao Espiritismo cabe um papel fundamental na alteração das mentalidades.
Jesus não nos deixou TEMPLOS, mas dois mandamentos: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. “Não se podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO".
in Evangelho segundo o Espiritismo, CAPÍTULO XV, PÁG.208 (tradução de J. Herculano Pires)

Sem comentários:

Enviar um comentário